quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Salvem o planeta de quem diz querer salvá-lo

Salvem o planeta de quem diz querer salvá-lo

"O problema é que, diferentemente de outras causas, a da sustentabilidade constitui um desafio que, em tese, demanda subverter a lógica da sociedade capitalista atual. Sua demanda é menos por inserção no "sistema" do que por sua negação: para além das cartilhas de comportamento verde, pretende a reforma do paradigma de progresso e desenvolvimento em voga.

O risco que corre, ao proliferarem "práticas sustentáveis" entre empresas e sociedade, é ver as consciências em crise se aliviarem, enquanto o desastre ambiental evolui sem ser molestado. "
 



Matéria boa do Intelog, que fala sobre como os termos sustentabilidade e meio-ambiente viraram bandeiras de campanhas de marketing, mas que na verdade é muito fácil cobrar dos outros que algo seja feito. Na hora de mudar o próprio comportamente, já é um pouco mais complicado.

Somente na hora que virar lei, e que o custo ambiental começar a ser contailizado pelas empresas e tributado, é que as coisas realmente começarão a acontecer.


....

Um comentário:

  1. Concordo: o mais complicado é mudar o próprio comportamento, seja em casa, na empresa ou nas atitudes pessoais.

    Embora seja mais fácil rever primeiro em termos racionais conceitos assim "arraigados", tudo é muito urgente nesta área e as ações de fato precisam ser aceleradas.

    Ter consciência é somente o primeiro pequeno passo desse longo caminhar.

    ResponderExcluir