segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Kassab veta proibição de sacos plásticos em São Paulo

Kassab veta proibição de sacos plásticos em São Paulo

Bem, controvérsias sobre a personalidade em questão à parte, gostei do veto.

Proibir a sacolinha plástica é a mesma coisa que matar o mensageiro da mensagem ruim. Afinal, a sacolinha é útil e na maioria das vezes é reciclada* como saco de lixo.

O problema não é a utilização da sacolinha. O problema é que a população joga o lixo em qualquer lugar, nas ruas, em terrenos baldios, e aí, a sacolinha vai parar no esgoto, nas tubulações e por fim, provoca o colapso do sistema de drenagem, com as consequentes enchentes, como temos visto com tanta frequencia ultimamente.

Primeiro, a população deveria receber orientações melhores sobre como descartar seus resíduos, e também perceber a sua parcela de responsabilidade sobre as tragédias que vem acontecendo. Os governos municipais, responsáveis pela coleta e destinação de resíduos, deveriam estabelecer e implantar coleta seletiva de forma ostensiva, acessível a toda a população, e principalmente dar a destinação correta aos resíduos coletados em seus municípios.

Mas, como sabemos bem, os contratos são na verdade instrumentos de corrupção, mal elaborados por funcionários mal preparados, porque são apadrinhados e não têm nenhuma formação técnica para contratar esse tipo de serviço.

Mas pelo menos, desta vez, não se matou o mensageiro!




* Reciclada porque é utilizada novamente mas com outro fim. Reutilizar é quando se algo para a mesma finalidade que tinha antes, por exemplo os tais refis de cosméticos e produtos de higiene.



....

Nenhum comentário:

Postar um comentário