quinta-feira, 4 de março de 2010

Iceberg gigante se rompe da Antártica e ameaça mudar correntes marítimas

E ainda tem gente que acha que o frio e ecxesso de chuvas na região dos trópicos desmente a teoria do aquecimento global. Pelo contrário, é justamente o aquecimento global que causa o degelo dos polos, que causa o excesso de chuvas e ameniza a temperatura nos trópicos.

Só que os efeitos disso, temporais, enchentes, furacões, águas subindo, serão cada vez mais devastadores se sontinuarem acreditando nas 'inverdades' que os grupos econômicos inventam para não reconhecer que o aquecimento global está aí, está piorando, e vai criar o caos em pouco tempo!

Iceberg gigante se rompe da Antártica e ameaça mudar correntes marítimas - O Globo

RIO - Um enorme iceberg, com aproximadamente metade do tamanho de Brasília, deslocou-se do continente Antártico após colidir com outro iceberg gigante, podendo causar alterações nas correntes marítimas do planeta e no clima.
O alerta foi feito por cientistas australianos, que afirmam que ele poderá bloquear uma área que produz um quarto de toda a água densa e gelada do mar. Se isso acontecer, os invernos ficarão mais frios no Atlântico Norte e os padrões de clima serão alterados ao longo dos anos.
Segundo os especialistas, os efeitos serão corrente abaixo e os pinguins e outros animais selvagens que normalmente usam esta área para alimentar-se também sofrerão o impacto.
O iceberg está flutuando em uma área de água aberta cercada de gelo do mar e conhecida como polinia. A água gelada e densa produzida pela polinia desce para o fundo do mar e cria a água densa salgada que tem papel-chave na circulação dos oceanos ao redor do globo.
Benoit Legresy, um glaciologista francês, afirmou que o iceberg descolou-se da Geleira Mertz, uma língua de gelo saliente de 160 km na Antártica Leste, ao sul de Melbourne.


...

Nenhum comentário:

Postar um comentário