terça-feira, 2 de março de 2010

Porque os homens acham que devem 'deter' a natureza?


Um reportagem do Globo tem a seguinte manchete:

Casas são invadidas pelo mar na Paraíba 

Maré cheguu a 2,80 metros em Baía da Traição.
Prefeitura e estado decretaram situação de emergência.

Comecei a ler a notícia com um pena dos habitantes da aldeia de pescadores, até ler a parte em que o pesquisador e biólogo Paulo Rosas, da Universidade Federal da Paraíba, contraria a tese de que o mar estaria avançando. "Eu faço o processo inverso. São as casas invadindo o mar. Então, como é uma área baixa, se torna muito vulnerável. O mar sempre subiu aqui",

E também fiquei abismada com a prepotência da Prefeitura ao pedir ajuda dos governos estadual e federal para CONTER O AVANÇO DO MAR!

CONTER O AVANÇO DO MAR???? Como assim? O que o governo ferderal poderá fazer? Barricadas, mandar uma intimação à Netuno, ou Iemanjá? Isso não faz o menor sentido.

Ajuda pode ser dada no sentido de mudar o local das moradias, mas querer que o Lula contenha o avanço do mar, é muito absurdo, muita ignorância e muita prepotência! Fala sério!!!!!

É como aconteceu em New Orlenas, quando o Catrina passou por lá e os diques arrebentaram. A questão é que a cidade foiconstruída em terras baixas, abaixo do nível do rio, e obviamente os índios já sabiam que quando chovia aquelas terras inundavam. Qual a solução óbvia? Construir a cidade em terras altas? NÃO!!!!! Vamos interferir na natureza, fazer diques e barrar a água!!!! Inteligente, né?

Pois é, e assim o homem vai pensando que pode sobrepujar sobre a natureza, e vai se lamentando das catástrofes de que é vítima... paga pela própria prepotência!




...

Um comentário: